terça-feira, 27 de abril de 2010

Como se autohipnotizar (ou não)

 Fala, pessoas! Como a maioria deve saber, estou de volta com minhas atividades acadêmicas. Isso significa aulas. Este semestre, em especial, também significa que estou tendo que acordar às cinco da manhã quase todos os dias. E este último fato significa que estou tendo um sono considerável durante as aulas. Somando tudo isto com os conhecimentos que adquiri de alguns sites da internet e da revista Super Interessante, gostaria de dizer a vocês que consegui me induzir a uma experiência hipnótica! Vejamos como tudo aconteceu.

Hipnose

 Procurando por uma boa imagem para ilustrar este tópico, acabei sofrendo algum tipo de imersão, perda de concentração e até mesmo alguma tontura. Não se preocupem! Ninguém é hipnotizado sem querer. A não ser os mais poderosos magos, ninguém é capaz de induzir alguém a um estado hipnótico sem que esta pessoa queira ser hipnotizada. O problema é que as pessoas costumam querer sem perceber. A hipnose necessita apenas uma coisa para funcionar: atenção. Mas a hipnose não é nenhum fenômeno sobrenatural ou paranormal não. É um fenômeno físico. Tudo acontece dentro da sua própria cabeça. Por isso, é possível fazer com que uma pessoa coma uma cebola imaginando que é uma maçã, mas viagem a vidas passadas é charlatanismo. Está tudo no cérebro. Uma pessoa pode ter suas mão presas em um nó que não conseguem desfazer, entrelaçadas por seus próprios dedos, mas não podem ser obrigadas a se jogar de grandes alturas. A única característica perigosa da hipnose é que uma pessoa hipnotizada pode ter lembranças falsas inseridas em seu cérebro pelo hipnotizador (mas lembranças reais não podem ser apagadas desse jeito).

Autohipnose

 O autohipnotismo (creio que, com a reforma tendo removido os hífens, agora se escreve assim) nada mais é do que uma indução hipnótica onde tanto o hipnotizador quando o hipnotizado tem o mesmo nome. Existem vários meios de se atingir o estado de autohipnose (procure no Google sobre o assunto), mas a maioria dos métodos concorda em uma coisa: a pessoa deve se concentrar na sugestão que quer atingir e repetir para si mesma aquela frase. Geralmente recomenda-se que a pessoa esteja deitada e imagine que cada um de seus membros está ficando pesado. Acredite: funciona. Se você se concentrar, realmente sentirá seus membros ficando pesados. A última coisa que deve ficar pesada é a cabeça e as pálpebras. Concentre-se nelas por último. Quando seus olhos se fecharem, concentre-se na sugestão a qual quer se induzir. Só não tente coisas como "sou um pássaro e posso voar", porque não vai funcionar. Para a autohipnose, use coisas simples, como "sou uma pessoa calma", "tenho muita criatividade" ou "sou muito bom no Halo".

Como se autoinduzir
Por Thiago Pires

  Finalmente, o motivo pelo qual eu resolvi escrever o artigo. Como eu disse, tenho acordado muito cedo e saído muito cedo para a faculdade. Isso me deixou com um sono considerável em um certo dia. Percebendo que estava prestes a sucumbir, comecei a me autohipnotizar ali mesmo, sentado na classe, com a professora falando qualquer coisa sobre Paulo Freire. Enquanto tentava manter meus olhos abertos, comecei a repetir para mim mesmo dentro de minha mente: "eu não estou com sono". Sem perceber, meu corpo foi ficando mais pesado (devido ao sono. Desta vez não precisei me hipnotizar para ter o corpo pesado) até que, em determinado momento, minhas pálpebras foram caindo. Enquanto eu lutava para me manter acordado e de olhos abertos, continuava repetindo para mim mesmo: "eu não estou com sono". Então aconteceu. No exato momento em que meus olhos se fecharam alguém fechou um fichário com um grande estalo. Com um salto (que eu torço para que ninguém tenha percebido), abri meus olhos com força e intenção e... O sono passou. Não senti mais sono até a noite, quando já estava a caminho de casa. Não precisei mais lutar contra o sono pelo resto do dia, simplesmente porque meu cérebro entendeu que eu não estava com sono. É assim que funciona a hipnose. Foi assim que eu me autoinduzi ao estado hipnótico. E foi assim que eu obtive sucesso em minha experiência.

Finalizando

 Como eu já disse, a hipnose não é nenhum fenômeno paranormal. É tudo físico e acontece dentro da sua cabeça. Às vezes somos hipnotizados sem perceber, apenas por prestar atenção em alguma coisa. Não se preocupe, você já foi hipnotizado diversas vezes e nem se deu conta disso. Por isso, relaxe. Sinta seu corpo pesar e repita para você mesmo: "eu vou comentar este artigo, eu vou comentar este artigo"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.