domingo, 27 de junho de 2010

The Legend of Zelda: Skyward Sword

  Esqueça a patacoada deselegante de Shigeru Myiamoto durante a conferência da Nintendo. Embora a questão sobre a potencial influência de aparatos Wi-Fi sobre as funcionalidades do WiiMote permaneça sem resposta, há quem diga que sim, o Wii Motion Plus faz um trabalho decente ao controlar as espadadas de Link no novo The Legend of Zelda: Skyward Sword.

  De qualquer forma, não deveria existir nenhuma dúvida sobre o caráter bem menos errático dos movimentos do herói. Quem jogou Twilight Princess — um dos maiores divisores de opiniões da franquia — deve se lembrar bem que os movimentos feitos pelo Wii Mote não representavam grande coisa para a forma do golpe liberado por Link.

Img_original


Como se você tivesse uma espada nas mãos...

  Ainda falta alguma sensibilidade ao Wii Motion Plus? Pode até ser. Mas o chacoalhar dos controles finalmente pode ser reconhecido dentro do jogo. A bem da verdade, após um tempo gasto para que você se acostume aos controles, torna-se bastante simples e até intuitivo distribuir espadadas horizontais e verticais. Entretanto, para isso é necessário que exista a consciência de que, em teoria, o que você tem nas mãos é uma espada pesada, com uma inércia considerável. Trocando em miúdos, isso equivale ao seguinte: chacoalhar freneticamente os WiiMote para todos os lados definitivamente não vai funcionar.

Img_original


 Para obter movimentos mais condizentes, o melhor mesmo é utilizar com parcimônia os controles, movimentando como se você “realmente tivesse uma espada nas mãos”. Apreendidos os comandos mais básicos, existem também outras possibilidades interessantes para os novos controles de Zelda.

  Por exemplo: caso você segure por algum tempo o WiiMote sobre a cabeça, Link — além de acompanhar o movimento na tela — poderá disparar um ataque concentrado, que virá acompanhado de uma bela animação do protagonista. Já movimentar WiiMote e Nunchuk simultaneamente fará Link disparar o clássico ataque em giro.

  Mas não apenas a espada é controlada dessa forma. O escudo de Link também vai respeitar os seus movimentos, embora com o Nunchuk. Basta segurar o controle na posição em que ficaria um escudo real — conforme colocou o próprio Miyamoto. Também é possível utilizar o clássico “bash”, aquele empurrão com o escudo, bastante útil para abrir espaço entre arbustos e plantas carnívoras.

Img_original


Parafernálias adicionais

  É claro, a prosaica espada de Link não é a sua única possibilidade aqui. A maior parte dos itens tradicionais de Zelda deve voltar, embora o inventário agora conte também com algumas adições.

Img_original


 Os controles das armas secundárias são bastante parecidos com os da espada — também igualmente intuitivo. Para arremessar uma bomba, por exemplo, você deverá fazer um movimento semelhante, o que vai ditar a trajetória até o chão. O mesmo vale para o arco e flecha: segure o WiiMote como um arco, e distancie o Nunchuk para simular a distensão da corda.

  Entre as novidades, aparece um chicote bastante útil, que parece também ser um dos gadgets mais intuitivos de Skyward Sword, perseguindo com fidelidade razoável os movimentos executados como WiiMote.

  E existe também um besouro tremendamente útil. Um tanto mais excêntrico, o novo adereço repousa sobre o punho de Link até o momento de ser disparado, servindo tanto para pegar itens fora do alcance como para realizar verdadeiros bombardeios aéreos — nesse ponto, a câmera mostra o ponto de vista do inseto, facilitando assim o ataque.

  No mais, há ainda o tradicional estilingue, cujo funcionamento é bastante parecido com o do arco e flecha. Alguns espaços vagos sugerem ainda a inclusão de novas armas — e parece bastante razoável sugerir um bumerangue, não?

  Enfim, some à nova jogabilidade visuais que ficam em algum lugar entre Twilight Princess e Wind Waker, assim como inimigos novos — e alguns antigos reformulados, como o Deku Baba —, e o resultado é o novo Skyward Sword.

  A nova incursão sensível ao movimento de Link deve ocorrer em algum momento de 2011. Aguarde novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.