terça-feira, 8 de junho de 2010

Por que desligar o computador pelo menu Iniciar?

 Fala, galera nerd! Estive mais uma vez passeando pela internet quando, mais uma vez, encontrei um artigo bem interessante e, claro, bem nerd! Ele fala da importância de se desligar o sistema operacional antes do computador. Acompanhem!


Mito ou Verdade: desligar o PC antes do sistema faz mal?

 “João, desligue esse notebook e preste atenção na aula!”, disse o professor Mário enquanto João e seus amigos riam e apontavam para o computador durante a aula de Língua Portuguesa na faculdade. Ao perceber que o professor não brincava, um dos amigos de João decidiu tomar uma atitude drástica antes que ele pudesse fazer algo – apertou o botão desligar até que o notebook não exibisse mais nada na tela. De repente, João ficou pálido e disse ao amigo: “Se o meu computador começar a ter problemas, você vai ver!”.

 Se você já passou por algo parecido, mesmo que não tenha sido um amigo seu que desligou seu computador, já deve ter se perguntado: “Desligar o computador antes do sistema faz mal?”. Existem testes que dizem que, se você fizer isso mais de dez vezes, pode causar danos irreversíveis ao seu disco rígido, de modo que o seu sistema não iniciará da maneira correta. Assim, podem acontecer travamentos e até mesmo problemas mais graves. Entretanto, há outra linha de pesquisadores que defende a teoria de que este tipo de procedimento não causa danos físicos e sim ao sistema, já que, com essa medida, o sistema não terá como finalizar os processos que está executando no momento em que você ordenou que o computador fosse desligado ao pressionar o botão. Assim, vários arquivos são corrompidos e alguns programas podem parar de funcionar corretamente.

 Se você adotar a linha dos pesquisadores que acreditam em danos irreparáveis no hardware, é bom ficar atento para problemas que podem acontecer devido ao corte brusco de energia nos circuitos do seu computador. O mais prejudicado nesta história pode ser o seu HD, que poderá não rodar da maneira correta e até mesmo ser riscado de uma maneira quase irreversível. Assim, o computador fica com problemas bastante sérios.

 Essa é uma questão que divide muitas opiniões pelo mundo afora. Sempre haverá quem diga que não vai acontecer nada, ou então aqueles que ficam abismados toda vez que vir alguém desligando o computador direto na energia. O fato é que o sistema operacional precisa fechar algumas rotinas para que, quando você ligar o computador novamente, encontre tudo como deixou no momento anterior.

 Desligamentos abruptos podem fazer com que alguns arquivos do sistema operacional sejam corrompidos e não funcionem bem. O Windows, assim como outros sistemas operacionais, trabalha com arquivos importantíssimos tanto na sua iniciação quanto no encerramento. Para que o sistema continue a funcionar bem, é melhor que você use o processo convencional de desligamento através do Menu Iniciar do seu computador. Entretanto, se isso acontecer apenas uma vez ou duas, não precisa se desesperar como fez o João do exemplo acima.

 O problema vem quando esse tipo de desligamento se torna frequente. As rotinas do Windows, das quais já falamos, passam a ser cortadas ao meio, danificando arquivos. Imagine que o mesmo João estava fazendo um trabalho no Microsoft Word durante a aula, em vez de assistir vídeos no YouTube. Se o amigo dele desligasse o computador enquanto João estivesse salvando este trabalho, o Word talvez não tivesse tempo de fazer a cópia de segurança do arquivo para que, quando o sistema voltasse à ativa, pudesse ser retomado do último ponto de salvamento. Agora, imagine se, em vez de um trabalho, fosse uma configuração importante do seu sistema operacional. Se o computador desligasse de repente sem que houvesse tempo para salvar este registro, com certeza ele iria enfrentar alguns problemas para utiliza-lo depois.

 Agora, vamos tratar sobre o hardware. Enquanto o seu computador está ligado, existe energia circulando pelas placas e circuitos. Essa energia é filtrada pela fonte, componente vital para o seu computador. A fonte é a responsável por permitir apenas a entrada de uma quantidade específica de eletricidade na sua máquina. Há algum tempo, interromper a alimentação de um computador acarretaria consequências bastante sérias. Entretanto, as fontes de hoje em dia já conseguem garantir alguma segurança quanto a isso. Mesmo assim, isso não significa que existe algum tipo de imunidade a esses problemas. Outra informação importantíssima: fonte não é o estabilizador. A fonte do seu computador fica dentro do gabinete. É dela que saem os fios amarelos, vermelhos e pretos para serem ligados aos dispositivos do seu computador. O estabilizador ou no break é um utilitário externo ao seu computador. É nele que você irá ligar a tomada para que aconteça uma estabilização da energia que é enviada ao computador. Dependendo de onde você morar, a oscilação de energia pode fazer com que os componentes sejam danificados. Por isso, o uso do estabilizador se faz importante, já que ele possui peças dispostas de maneira que a energia que chega às suas placas e discos rígidos não se torne um problema. Falando sobre discos rígidos, é importante lembrar do tempo em que o sistema operacional usado em boa parte dos computadores era o DOS. Enquanto no Windows não é necessário fazer nenhum tipo de ação relacionada ao disco rígido para desligá-lo, no DOS o usuário precisava digitar a linha de comando “park” para que o HD fosse “estacionado” na posição correta. Caso isso não acontecesse, o disco poderia ser corrompido e todos os dados perdidos.

 Muito bem, agora que você já conhece os riscos que corre se desligar o computador antes do sistema, fica a seu critério decidir qual é a melhor opção. Mas lembre-se: de qualquer maneira, o sistema operacional será danificado. Pode ser que não tenha acontecido até agora, mas para que dar chance para o azar? Se existe a opção “Desligar” é porque o sistema precisa de algum tempo para ser encerrado com segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.