sexta-feira, 3 de setembro de 2010

From Dust: Brincando de Deus

Enviado por Igor Pankiewicz em 01/09/2010 - 14:58
Fonte: Baixaki Jogos 

 Simulação de fenômenos naturais ou gerenciamento de aldeias? Quando From Dust foi revelado (ainda sob o codinome Project DUST), ninguém conseguiu definir ao certo qual era a sua proposta. Com a realização da gamescom 2010, em meados de agosto, finalmente obtivemos as respostas que procurávamos.

 O projeto, que conta com a colaboração direta de Eric Chahi (o criador de jogos como Out of this World), gira em torno de uma tribo primitiva, a qual busca reaver as memórias de seus antepassados, não apenas para entender melhor o presente, mas também para encontrar a proteção divina contra uma série de fenômenos naturais.

 O jogador entra em cena no papel da grande divindade, tendo poderes quase absolutos sobre a natureza — ainda que, no jogo, ela esteja praticamente limitada aos cenários e a elementos como terra e água, conforme descreveremos adiante.



 É permitido, por exemplo, empunhar uma pilha de terra para largá-la em outro canto, formando uma montanha. O mesmo pode ser feito com a água, que se desloca vigorosamente pelas colinas e pelo solo. Para interagir com os elementos, basta apertar e segurar os gatilhos dos controles.

 Sites como o G4 traçaram comparações diretas entre o jogo e o editor de mundos de Sim City, exemplificando a criação de um rio: basta segurar e condensar a água sobre um ponto rochoso, partindo a esfera que se forma em seguida. A partir desse ponto, a simulação do jogo toma conta do processo.

Em busca de proteção

Retomando os objetivos do jogo, tivemos, na gamescom 2010, uma demonstração de uma das diversas missões que acompanharão From Dust. Os membros da tribo estão inquietos, por saberem — por meio de uma visão — que um tsunami os atingirá em breve. Para conseguirem proteção, eles precisam de um dos artefatos perdidos.

Img_normal


Seu objetivo é guiá-los até o ponto em que o objeto sagrado está. Entretanto, você não pode designar comandos diretos. Tudo deve ser feito de forma passiva, ou através de chamados, que apenas inspiram os personagens a seguir em uma determinada direção.

Com o deslocamento dos humanos, o jogo calcula se há algum empecilho na rota. Caso a linha de percurso torne-se vermelha, você deve agir rapidamente, seja construindo pontes ou abrindo os mares, para evitar catástrofes. Como o tsunami está vindo, há uma contagem regressiva para a coleta do objeto.

Se tudo correr bem, você verá os aldeões dançando, formando uma bolha de proteção em redor do grupo. O tsunami varre a terra, mas é incapaz de atingir sequer um humano.

Img_normal


Uma relação benéfica

 Depois de perceber que a comunidade está a salvo, é hora de caçar mais relíquias sagradas. Essa busca, sempre guiada por seus conselhos indiretos, servirá para que a tribo fique mais confiante e alegre, até atingir a plenitude, se disseminando pelo continente. Em troca, você recebe novos poderes, que o auxiliarão no andamento da jornada.

 Vulcões e gelo já foram confirmados pela desenvolvedora, junto com ecossistemas completos, que interagirão com os habitantes da Terra.

 Até o momento, From Dust impressiona pela simulação dos elementos, a exemplo da água, que espirra para os lados e colide com as rochas, até encontrar um ponto de repouso para formar o leito de um rio ou de um lago. O trabalho da desenvolvedora ganha ainda mais peso quando nos lembramos de que o jogo é exclusivo para as redes de distribuição digital (Steam, PlayStation Network e Xbox LIVE).

 Infelizmente, o lançamento só ocorrerá em 2011. A data exata ainda não foi definida.

5 comentários:

  1. Parece legal esse jogo, me despertou interesse!
    Seu link já foi publicado!

    Atenciosamente.

    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderExcluir
  2. Falando em deuses, assistam a "Aposta de Pascal" no youtube. Muito bom!!! =)

    ResponderExcluir
  3. parece uma copia melhora de black&white

    ResponderExcluir
  4. gostei, igualzinho ao black & white, mas será que só vão ser só tribos ou vao ter imperios?

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.