segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago...

 Calma! Este ainda é um blog de nerds, que fala sobre coisas nerds, e é feito por um nerd para nerds. Não entendeu o título do post? Trata-se de uma antiga canção popular escrita por Noel Rosa, sob o título Gago Apaixonado.



 No entanto, a música de Noel Rosa, apesar de muito boa e até divertida, comete um engano em relação à vida real: os gagos não gaguejam enquanto cantam. O que nos leva ao tópico do post de hoje. Por que será que os gagos não gaguejam enquanto cantam? E não vale responder "porque não, Zequinha".


 Bom, primeiramente, um gago não gagueja enquanto canta porque ele não precisa pensar no que vai falar: a letra já está prontinha no papel, bastando apenas decorar. Um dos motivos principais da gagueira é que o gago, por vezes, acaba não conseguindo se decidir quanto a o que vai falar. Já quando canta, ele já sabe o que vai falar. Isto também quer dizer que não é só com a música que o gago deixa de gaguejar: quando ele fala algo para o qual treinou, como um discurso, ou quando dá uma resposta comum, como um dia da semana ou mês do ano, a gagueira também é inibida.

 Em segundo lugar, quando cantamos, utilizamos mais o hemisfério direito do cérebro, que concentra as habilidades artísticas, enquanto a fala está mais ligada à metade esquerda. A ajuda do lado direito diminui as falhas que geram a gagueira. Isso também quer dizer que a criação de padrões rítmicos pode muito bem ser usada como terapia para, aos poucos, vencer a gagueira.



Um comentário:

  1. Bom, segundo Silvia Friedman (Importante fonoaudiologa e pesquisadora dessa área)A fala é espontanea, ninguem precisa ficar pensando no que vai falar, apenas fala você simplismente" deslisa pela fala"(Friedman). No caso do gago ele pensa que pode gaguejar quando vai falar e elabora manobras para tentar não gaguejar e ai gagueja. Em outras palavras,a pessoa gagueja não porque não consegue encontrar a palavra mais por que acha que vai gaguejar, ela antecipa a gagueira e por isso gagueja.
    No caso da musica a pessoa muda o foco da fala, em vez de pensar na letra ela pensa na melodia ou em outra coisa e por isso normalmente não gagueja. Contudo existem pessoas que gaguejam quando cantam por que se sentem precionados a cantar e pensam que não podem gaguejar na hora de cantar e passam a prestar atenção na letra e não na melodia e ai gagueja.
    Quanto ao canto estar relacionado a parte artistica e por tanto ser "controlado" pelo emisferio direito do cerebro e não pelo esquerdo tem fundamentos, porem não pode explicar totalmente o fenomeno, afinal a area de Broca que é esponsavel pela articulação das palavras fica do lado esquerdo e será ativada tambem, muito menos o exemplo que citei no final.
    O importante é a pessoa ter confiança na sua fala e parar de pensar em manobras para parar de gaguejar.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.