quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Música Nerd #12: John Francis Wade


 Quinta-feira é dia de Música Nerd. Mas, estamos em dezembro, mês do Natal e das festas. Por isso, o Música Nerd de hoje será especial. Aliás, todos os artigos do Música Nerd deste mês serão especiais! A cada semana, será escolhido não um músico qualquer, mas um que tenha composto um dos famosos e tradicionais hinos de Natal que cantamos até hoje. E o escolhido para hoje é: John Francis Wade.

Um pouco de história

 Nascido em 1711, tendo falecido em 16 de agosto de 1786, pouco se sabe sobre John Francis Wade nos dias atuais. Um dos mistérios que o circundam é seu local de nascimento: alguns documentos dizem que foi na Inglaterra, outros dizem que foi na França. De um jeito ou de outro, Wade se estabilizou na cidade de Douai, na França, depois da Segunda Ascensão Jacobita cair. Lá, ensinou música e trabalhou com música em igrejas.



Um pouco de música

 Como mencionado, este mês não nos preocuparemos tanto com o músico em si, mas, principalmente, com a tradicional música natalina composta por ele. E John Francis Wade é o compositor de: Adeste Fideles.



 Apesar de ser esta sua melodia mais famosa, John Wade está longe de ser um "compositor de um hino só". Prova disso é esta melodia a São Tomás.



 E também este belo cântico de louvor, entitulado How Firm a Foundation, algo como Quão Firme é a Fundação.



Algumas curiosidades

  •  Apesar de trabalhar e compor para a igreja católica, John Wade era considerado um leigo e, por isso, foi obrigado a viver entre católicos exilados na França.

  •  É dito que John usava vários simbolismos jacobitas em suas obras para codificar certas coisas que ele não queria que transparacesse para o público em geral.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.