quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Música Nerd #16: Felix Mendelssohn Bartholdy


 Estamos na última quinta-feira do ano. Mesmo assim, hoje é dia de Música Nerd. Mas, ainda é dezembro. Se você achou que, como o Natal já passou, não vai ter mais Música Nerd Especial de Natal, está redondamente enganado. Sendo assim, o músico escolhido para o Música Nerd de hoje é ninguém menos que ele: Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy.

Um pouco de história

 Nascido em 3 de fevereiro de 1809, Mendelssohn foi um grande pianista, compositor e maestro alemão no período romântico. Filho de um banqueiro, neto de um grande filósofo, Mendelssohn teve a oportunidade de ver bem de perto, na casa de seus pais, em Berlim, vários grandes nomes da Alemanha, pois eram visitantes frequentes. Começou a ter aulas de piano aos seis anos de idade e, aos oito, passou a ter também aulas de composição. Escreveu e publicou sua primeira obra aos treze anos.



Um pouco de música

 Mesmo sendo um grande compositor, Mendelssohn foi escolhido por uma determinada peça composta por ele, uma tradicional música natalina. E Felix Mendelssohn é o compositor de "Cantam Anjos Harmonias", também conhecida como "Hark! The Herald Angels Sing".



 Uma obra bastante conhecida composta por Mendelssohn é o oratório Elias. Esta peça retirada do oratório, "Ouve, oh, Israel", demonstra um pouco da beleza contida na obra.



 No entanto, talvez a peça mais conhecida de Mendelssohn seja mesmo a famosa "Marcha Nupcial", retirada da suíte "Sonho de uma Noite de Verão".



Algumas curiosidades



  •  Algumas das melhores sinfonias compostas por Mendelssohn foram inspiradas pelas muitas viagens que fez pelo continente europeu. Quando morou em Roma, por exemplo, em 1833, compôs sua Sinfonia em lá maior, que ficou conhecida como "Sinfonia Italiana". Em 1842, na Escócia, compôs a Sinfonia em lá menor ou "Sinfonia Escocesa". Por causa disso, há quem chame essas obras de "sinfonias de turista".


  •  A conversão da abastada família judia Mendelssohn ao cristianismo, mais precisamente ao luteranismo, foi necessária para que seus membros pudessem ser aceitos no meio da alta burguesia alemã. Com a conversão, muitos da família passaram a adotar o sobrenome Bartholdy, cristão, em lugar do tradicional Mendelssohn, judeu.


  •  O fato de Mendelssohn ter nascido em uma família rica e, por isso, nunca ter enfrentado qualquer dificuldade material para desenvolver sua carreira de compositor, já foi alvo de críticos mais severos. Alguns deles consideravam que a ausência de obstáculos na vida pessoal teria se refletido na obra de Mendelssohn, que seria autor de uma obra "fácil" e "superficial". Este julgamento, contudo, não se sustenta mais hoje. Mendelssohn é reconhecido como um dos grandes nomes da música do século 19. 



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.