quinta-feira, 10 de março de 2011

Música Nerd #26: They Might be Giants


 Continuando as comemorações de nosso aniversário (já participou de nossa promoção?), temos aqui mais um "Música Nerd" com o tema música nerd. Semana passada vocês puderam conferir um pouco do por que dessa confusão de músicas nerds com o indefinível Nerdcore Hip Hop de MC Frontalot. Hoje, vamos curtir um pouco dessa banda fenomenal: They Might be Giants!

Um pouco de história

 They Might be Giants é uma banda de rock estadunidense formada em 1982. Tudo começou quando os amigos de infância John Linell e John Flansburgh, que já tinham trabalhado compondo músicas juntos durante a adolescência, resolveram se juntar uma vez mais para continuar suas carreiras musicais. Os dois Johns se mudaram para um apartamento no Brooklyn em 1981 e, a partir de então, começaram a trabalhar como um conjunto. Flansburgh era um exímio guitarrista, enquanto Linell tocava acordeão e saxofone. No início, eles eram acompanhados por uma bateria eletrônica, mas no começo dos anos 1990, eles acabaram recrutando uma banda de apoio. Hoje, eles contam com a seguinte formação: John Linell (acordeão, flauta, teclado, vocal), John Flansburgh (guitarra base, vocal), Dan Miller (guitarra solo), Danny Weinkauf (baixo) e Marty Beller (bateria).


Um pouco de música

 Apesar de terem conquistado seu sucesso bem antes do fenômeno nerd, hoje nós temos um termo melhor do que simplesmente "rock alternativo" para definir o som desta banda. Isso mesmo: os They Might be Giants são considerados, atualmente, uma banda de "geek rock". A música a seguir, "Meet the Elements", exemplifica muito bem o lado nerd da banda, mesmo pra quem não sabe nada de inglês.



 A próxima música, "I C U", que tem seu nome baseado em um jogo com a frase "eu vejo você" ("I see you", em inglês), faz parte do álbum "Here Comes the ABCs", um álbum infantil da banda, que recebeu vários prêmios. Sua sequência direta, "Here Comes the 123s", por sinal, ganhou um Grammy. Esta música é muito interessante por se utilizar apenas de letras para se expressar, do início ao fim, já que, no idioma inglês, diversas palavras tem o mesmo som de algumas letras.



 Para finalizar, temos a vencedora do Grammy de 2002, "Boss of Me", que, por sinal, foi utilizada como tema no seriado de comédia americano "Malcolm in the Middle".



Algumas curiosidades

  • O nome da banda, "They Might be Giants", é uma referência a um filme de 1971, que, por sua vez, faz referência a uma frase de Dom Quixote de La Mancha, quando seu fiel escudeiro lhe pergunta o por que de atacar os moinhos de vento e ele responde: "Eles podem ser gigantes".
  • Em um determinado momento, ainda antes de a banda terminar de se formar, John Linell quebrou o pulso em um acidente de bicicleta, e John Flansburgh sofreu um furto em seu apartamento, o que resultou em férias forçadas para os amigos. Nesse meio tempo, eles começaram a gravar suas músicas em uma secretária eletrônica e criaram o serviço "Dial-A-Song", de modo a dissimular suas composições através do telefone. O serviço acabou sendo muito disputado. Somando-se a isso a qualidade duvidosa da secretária eletrônica, o "Dial-A-Song" acabou com o slogan "Sempre Ocupado, Às Vezes Quebrado". Os próprios Johns, no entanto, anunciavam o serviço como "Gratuito, se você ligar do trabalho".
  • Na época do colégio, os trabalhos musicais dos dois Johns era conhecido exatamente assim: como sendo "dos dois Johns" ou como sendo de "John e John".
  • A letra completa de "I C U" pode ser reproduzida em menos de 140 caracteres: "u r n x u r n x n i i m n x i c t v i c t v n i c u i c u i c u n u r o k u r n x u r n x n i i w i c a d v d i c a d v d n i c u i c u i c u n u r o k i c u i c u n u r o k".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.