sexta-feira, 25 de março de 2011

Um ano de Nerdices a Parte!


 Um ano se passou desde que comecei a escrever a primeira linha aqui neste blog. Ainda me lembro muito bem: depois de visitar os blogs de dois amigos meus, o Cozinha Doidona e o MMX's BOX, tive vontade de fazer algo semelhante, de falar um pouco da minha vida e das coisas de que gosto na internet, expor minhas opiniões, ser visto e lido por meus amigos, pela minha família, e até por pessoas que nunca vi na vida.

 Logo de início, no entanto, veio a parte difícil: escolher um nome para este blog. Não poderia ser qualquer coisa, eu sabia, já que era neste blog que eu ia colocar as minhas impressões, as minhas vontades, a minha vida... No começo, tentei encontrar algum nome interessante relacionado a música, mas logo vi que ia acabar caindo em algum clichê e, além do mais, eu sabia que não ia querer falar só de música. Foi então que comecei a pensar nas coisas de que gosto e das quais eu gostaria de escrever. Fascinado, descobri que, afinal de contas, nerd é nerd, e a maior parte das coisas nas quais pensei eram coisas de nerd. Assim surgiu o nome "Nerdices a Parte".

 No começo, era tudo muito simples. Eu mal sabia o significado da palavra "blogar". Eu vinha até o blog, escrevia alguma coisa que achava interessante, publicava, atualizava meu status no orkut com o link para o novo post, e esperava que meus amigos viessem comentar. Então, comecei a procurar por outras pessoas que fizessem a mesma coisa que eu, isso é, por outros blogueiros. Não demorou muito para a área ali na lateral esquerda do blog começar a encher, o campo entitulado "Parceiros", especialmente porque, depois de um tempo, foram eles que começaram a me procurar.

 Na verdade, essa é uma das partes mais gostosas em blogar: ser reconhecido pelo seu trabalho. Ou, ainda: ser reconhecido pelo seu trabalho por outras pessoas do seu meio. É semelhante àquele violinista procurado por outros violinistas para dar aulas, ou, ainda, àquele confeiteiro procurado por outros confeiteiros para que possam trocar conhecimentos e receitas. É semelhante ao apresentador de tv convidado a falar no programa de um outro apresentador, ou, ainda, ao entrevistador que, de repente, recebe um pedido para ser entrevistado. É algo muito agradável e temo que só quem já passou por algo assim pode saber quão boa é a sensação.

 Mas é claro que blogar não é só isso. Blogar não é só sentar na frente de um computador de vez em quando, escrever alguma bobagem, e deixar passar. Blogar, especialmente pra mim, foi se tornando difícil, como um jogo com várias etapas, e eu sabia que o mestre daquela área estava se aproximando. Com o tempo, blogar acabou se tornando um entretenimento e uma profissão, um jogo e um trabalho, uma diversão e uma obrigação, tudo ao mesmo tempo. O blog foi crescendo, as visitas aumentando, e o número de posts também, e eu sabia que não podia deixar meus seguidores na mão.

 Confesso que, algumas vezes, pensei em parar, desistir de tudo, deixar o nome "Nerdices a Parte", como tantos outros nomes na blogosfera, apodrecer. Aliás, essa é uma característica muito peculiar dos blogs: todos os dias eles recebem uma nova chance de morrer e de renascer. Já vi muitos blogs, inclusive entre meus amigos e parceiros, que se deitaram só para reviver um tempo depois. Já tive a triste sensação de ver um blog muito bom, e do qual eu gostava muito, simplesmente ficar parado e esquecido no tempo. Era exatamente essa sensação que me impelia a continuar. Ora, se eu não gostava de ver isso acontecendo com os outros, por que, raios, acharia que ia ser bom ver isso acontecendo com o meu próprio blog?

 Mas eu nunca acreditei que ia ser bom. Não de verdade. O blog me ocupa uma boa parte do meu tempo, mas eu faço isso porque gosto. Comecei a criar seções semanais, que me davam o que escrever, mas também me obrigavam a procurar novos assuntos sobre aquele mesmo tema, todas as semanas, e fazia isso porque gostava. Hoje, o blog já conta com seis seções semanais, sendo uma delas redigida pela minha noiva.

 E quem disse que eu pretendo parar? Um blog é uma coisa viva e não deve morrer, mas apenas crescer, se desenvolver e evoluir. Talvez o blog mude um pouco, mas, ora bolas, experimente abrir um artigo do ano passado para ver as diferenças. Posso dizer que este blog no qual escrevo hoje já não é mais aquele blog que comecei a escrever no ano passado. Ele não mudou de nome, não mudou de endereço, de domínio sim, mas continua sendo o mesmo blog. O que mudou, então? Simples: ele cresceu, se desenvolveu e evoluiu, junto comigo. É isto que me compele a continuar e nunca parar: o fascínio de ver uma parte de mim por trás desta tela dura de cristal líquido, se desenvolvendo junto comigo, crescendo junto comigo, evoluindo junto comigo, mudando junto comigo.

 É claro que, se todo o trabalho dependesse só de mim, o blog não teria chegado aonde chegou, e só Deus sabe aonde ele vai chegar. É por isso que eu venho aqui deixar minha gratidão a você, leitor, que acredita no "Nerdices a Parte", que o segue, e que está aqui não porque foi forçado, não porque o blog é seu, não porque não sabe o que vai acontecer se de repente o blog morrer, mas porque, assim como eu, gosta.

 Vida longa e próspera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.