segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seção da Nah #6: Modernidade




 Como é dirigir para casa depois de um dia todo em frente ao computador do trabalho, tomar um banho quente, jantar (mesmo que seja um prato congelado) e separar a roupa limpinha para o dia seguinte. Isso hoje, é claro. Já parou para pensar como eram as coisas antigamente, quando não exixtiam vários dos utensílios que tanto facilitam nossas vidas? Não?! Então conheça o antes e o depois de algumas dessas coisas.

Automóveis

 Já imaginou enfrentar o transito louco de São Paulo no lombo de um jegue? Uma viagem de trabalho para outro estado, junto com seus colegas de função, numa bela cavalgada? Essa seria a situação se hoje não tivéssemos os automóveis. Assim que foram inventados não eram como os temos hoje, lógico. Motores a vapor, três rodas e parecidos com carroças, assim foram os primeiros modelos. Carro popular? Nada disso, eram mais utilizados comercialmente. Produção em massa só veio a ser uma realidade em 1888.

Computadores

 Ah, como eles facilitam as pesquisas escolares, os cálculos que levariam horas, enviam mensagens tào rápido e ainda nos fornecem entretenimento. Se hoje temos computadores que cabem na nossa mão, saiba que estes são a evolução dos computadores que antes ocupavam toda uma sala! Muitos fios manejados em um grande painel e armazenagem de dados baseada no sistema nervoso central, essa era a máquina revolucionária que hoje, depois de muitas trasformações e com o surgimento da internet, nos daria um mundo de informações em um clique!

Higiene

 Já tomou banho de bacia? Dá trabalho pegar a água, aquecer e ainda transportar até o local onde você vai tomar seu banho. O chuveiro na verdade é um equipamento bem antigo, há ilustrações que comprovam sua existência no Egito e na Grécia! A água era fria ou aquecida separadamente. E as escovas de dentes, sabe como elas eram feitas? Na China, em 1498, foi usada a primeira escova de dentes. Suas cerdas eram feitas com pêlos de porco! Mais tarde surgiu a de cerdas de cavalo, e ainda foi encontrada uma feita de osso na Europa, que data de 300 anos atrás! Acho que todos concordarão comigo em pensar que as de hoje são infinitamente mais higiênicas!

Refrigeração

 Tem dia que a gente não tem tempo de preparar um prato mais elaborado, mas sempre tem uma carne de hamburguer em algum lugar do congelador e aí você prepara facilmente o almoço ou a janta. Imagine você ter que trocar o gelo sempre que ele derretesse para que seus mantimentos não estragassem? Bem era assim até o século XIX. As primeiras geladeiras domésticas só foram surgir em 1913, depois de muitos projetos que nem saíram do papel e alguns experimentos. 

Lavadoras

 Foi o tempo das lavadeiras na beira do rio. Essa é uma máquina que só depois da popularização do motor elétrico se tornou realmente eficiente. Hoje há tantos fabricantes, abertura frontal e superior, batedor assim, batedor assado... E pensar que antes tinhamos que "calejar" os dedinhos!






 Deu pra notar a diferença que a modernização trouxe? Da Revolução Industrial até os tempos de hoje surgiram muitas invenções que nos auxiliam todos os dias e nós nem reparamos no esforço que teríamos de fazer sem elas. Mas não posso deixar de imaginar que daqui a alguns anos surgirão outras que substituirão as que nós conhecemos e estas se tornarão antiguidade. Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.