segunda-feira, 9 de maio de 2011

Análise de Software #2: Synthesia


 Um bom tempo se passou desde a última edição do Análise de Software aqui no Nerdices a Parte. A maior parte dos novos seguidores não deve nem saber do que se trata. Explico: a seção Análise de Software é uma seção periódica aqui no blog, diferente da maioria das outras seções, que são semanais. Ela surgirá sempre que algum aplicativo me despertar a curiosidade ou chamar a atenção por algum motivo, rendendo, assim, uma análise completa e detalhada de suas funções. Hoje, por motivos técnicos (leia-se "ausência de conexão na casa da Nasjla"), a Seção da Nah não pode ser preparada. Por isso, decidi que era hora de nossa segunda edição do Análise de Software, onde conheceremos um programinha muito legal chamado Synthesia.

Synthesia

 Por esses dias, descobri um joguinho muito interessante e promissor. Tratava-se do Synthesia, uma espécie de "Piano Hero" capaz não só de divertir a quem quer que estivesse jogando, mas, também, de ensinar a tocar um instrumento. O mais interessante é que o game parece ter sido lançado ainda antes de Rock Band 3, não o primeiro game musical a utilizar um teclado, mas, com certeza, o responsável por popularizar este instrumento.
 

YES, WE CAN!
O que foi aprovado
 
Jogabilidade

 Para jogar Synthesia, tudo que uma pessoa precisa é baixa-lo (aqui) e começar a apertas botões no teclado do computador mesmo, de uma maneira muito semelhante a games como Stepmania ou Frets on Fire.


 No entanto, o grande diferencial do Synthesia é a possibilidade de conexão de um instrumento MIDI ao computador, possibilitando, assim, que se use um instrumento real para jogar o game, ao invés de usar o teclado do computador (ou mesmo uma guitarrinha de plástico com botões coloridos).


 Assim, fica mais fácil entender por que o slogan do game é "Piano for everyone", isso é "Piano para todos", em inglês. Porque, assim como a proposta do Pro Mode de Rock Band 3 ou de games como o RockSmith, o Synthesia é um game onde o jogador aprende brincando.

Músicas

 Quem está acostumado a jogar Guitar Hero ou Rock Band deve estar esperando uma seleção limitada de músicas famosas para serem escolhidas e tocadas. No entanto, o Synthesia já vem, sim, com diversas músicas folclóricas e eruditas para serem escolhidas e tocadas, mas permite a inclusão de seja lá qual música o jogador quiser. Para isso, a única limitação imposta é de que a faixa esteja no formato MIDI.


 Depois de adicionada a música, basta escolher quais instrumentos o jogador deseja tocar e quais serão tocados ao fundo pelo game. Neste caso, as diferentes cores representam os diferentes instrumentos. Assim, se uma pessoa optar por tocar apenas a faixa correspondente ao teclado, todas as notas cadentes serão da mesma cor, ao invés de haver uma distinção entre mão direita e mão esquerda, como nas faixas inclusas no download do game. Repare, no entanto, que, na vida real, quem decide qual mão fará o que é o próprio instrumentista.

Pacote de aprendizagem

 Muito embora o game seja gratuito, algumas opções são restritas aos usuários que decidirem comprar o "pacote de aprendizagem". Tratam-se de funções que buscam facilitar o acesso a aqueles que já tocam piano ou teclado, por meio da inclusão de partituras ou nomes de notas ao jogo, ou ainda, fazer com que aqueles que não conhecem nada sobre a teoria da música, mas querem aprender realmente a tocar o instrumento, através das mesmas funções descritas acima.


 Além disso, aqueles que querem aprender a tocar uma música em específico contam com a função de treino de melodias. Com esta função, o game esperará até que o jogador toque as notas certas para continuar com a música.

Graus

 Ao incluir este tópico, pensei em nomea-lo "notas", mas percebi que isso acabaria causando um pouco de confusão. O Synthesia, ao final de cada música, presenteia o jogador com um grau que varia de F a A+++ para indicar sua pontuação, sendo F para aqueles jogadores que erraram demais e A+++ para aqueles que não erraram nenhuma nota, acrescentando um pouco de desafio e entusiasmo ao aprendizado. 

NO WAY!
O que foi reprovado

 Aprendizado

 Talvez uma pessoa que jamais viu um piano ou teclado na vida se enrole um pouco ao jogar pela primeira vez. De fato, uma pessoa que tocou piano ou teclado através de cifras ou partituras durante toda a sua vida, provavelmente vai se enrolar um pouco ao jogar pela primeira vez. A interface do Synthesia te apresenta um teclado na base da tela e notas que vão caindo esperando que o jogador as toque no tempo certo. Semelhante ao teclado de Rock Band 3, a trilha aonde as notas caem é separada em diversos grupos para facilitar a leitura, assim como os grupos de teclas do próprio piano, que, para quem não sabe, é separado em grupos de duas e três teclas pretas, à esquerda das quais sempre haverá um dó ou um fá, respectivamente. No entanto, diferente do game da Harmonix, as cores, no Synthesia, representam as faixas da música, que, geralmente, representarão as mãos direita e esquerda, embora isso não seja uma regra.


 Depois de algum tempo jogando, acaba se tornando mais fácil a leitura e, em não muito tempo, já será possível executar músicas mais difíceis. No entanto, para alguns, esta curva de aprendizado pode ser ainda mais lenta do que aprender a tocar piano ou teclado da maneira convencional.

Formato MIDI

 Infelizmente, ainda não existe um software capaz de detectar instrumentos e notas diferentes e complexos dentro de um arquivo WMA ou MP3. Por isso, o Synthesia utiliza o popular formato MIDI para suas músicas, o que, apesar de facilitar muito o acesso a novas músicas, acaba sendo enjoativo ou mesmo frustrante depois de um tempo. Além disso, o game não permite a inclusão de uma faixa de áudio separada, mesmo que por conta e risco do jogador, uma limitação às vezes encolerizante.

Pacote de aprendizagem

 As melhores funções para quem busca aprender a tocar um instrumento com mais facilidade, ou mesmo pra quem já toca um instrumento e está buscando se divertir sem precisar passar por uma curva de aprendizado lenta, são pagas. Obviamente o valor é reduzido, mas, ainda assim, inconveniente para quem não pretende passar muito tempo com um teclado musical na frente do computador.

Interface

 Apesar de muito bom em diversos aspectos, o Synthesia peca por ter uma interface simples demais. Talvez a inclusão de alguns efeitos visuais ou mesmo de bonificações para os melhores jogadores pudessem melhorar em muito a jogabilidade.


Worthy?
A nossa conclusão

 Eu, como bom pianista e tecladista que sou, não pude deixar de testar o Synthesia com minhas próprias mãos. A experiência que eu tive foi impressionante, mas é claro que, mesmo tocando há quase sete anos, tive algum trabalho até conseguir me adaptar ao game. Mas esta foi a minha experiência. E você? Conte-nos sua experiência nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.