quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como escrever tablaturas pelo Finale

 Fala, meu povo! Aqui estamos para mais um tutorial baseado no software profissional de edição de partituras da MakeMusic, o Finale. Hoje, no entanto, nosso foco não serão as partituras em si, mas as tablaturas. Sem mais delongas, vamos ao tutorial!



 A primeira coisa a ser feita para começar a editar tablaturas no Finale é escolher os instrumentos certos. Para isso, na janela de construção da base do arquivo, você deverá escolher um instrumento com a opção "[TAB]". Estes instrumentos ficam na guia "Fretted Instruments".


 Para este exemplo, eu escolhi uma guitarra, um contrabaixo de cinco cordas e alguns outros instrumentos que não cordofones. Depois de escolhidos os instrumentos fica fácil e existem dois jeitos de se editar as tablaturas.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real

 Quem não sabe ler partituras ou prefere escrever tablaturas de fazer o seguinte: primeiro, escolha a ferramenta "Simple Entry".

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real

 Depois, basta escolher a figura musical referente ao tempo de cada nota e, com o teclado numérico, digitar o número da casa. Além disso, é possível alternar entre as cordas utilizando os números do próprio teclado (os que ficam em cima das letras, e não os do teclado numérico).

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real

 Já quem não sabe ler tablaturas ou prefere escrever partituras deve fazer o seguinte: primeiro, selecione a ferramenta "Speedy Entry".

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real

 Ao clicar em uma pauta de tablatura, ela será convertida a um pentagrama, de onde será possível editar a música como se faz normalmente com a "Speedy Entry Tool". Apenas tome o cuidado de saber qual seria a clave correspondente para aquele instrumento, ou procure ouvir as notas que está escrevendo.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real

 Pronto! Agora todos podem escrever tablaturas pelo Finale. Note que este tutorial foi feito a partir do Finale 2011, mas qualquer Finale que contenha instrumentos com suporte à opção "[TAB]" deve se comportar de maneira semelhante. Dúvidas? Sugestões? Use o campo de comentários para melhorar ainda mais este post.


Um comentário:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.