quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mitos Reais #10: Dinossauros vivos


 Muito se fala sobre os dinossauros, os lagartos gigantescos que viveram milhões de anos no passado e, de alguma forma, foram extintos. No entanto, vários estudos já foram feitos para tentar provar, também, que os animais não foram realmente, ou pelo menos não totalmente, extintos. Por isso mesmo, hoje, falaremos um pouco sobre os temíveis: dinossauros vivos.


O mito

 Desde a criação do termo "dinossauro", novas lendas vem surgindo envolvendo estas terríveis criaturas. Casos de pessoas que viram, ouviram, ou até tocaram em dinossauros vivos são contados aos quatro cantos do planeta. Alguns casos ficaram bem conhecidos no mundo todo, como o caso do monstro do lago Ness, supostamente um plesiossauro, e do mokele-mbembe, um braquiossauro, que tem chamado a atenção de pesquisadores e leigos, estudiosos e curiosos. No entanto, qual seria a verdade por trás destes mitos e lendas?

A realidade

 A seção Mitos Reais é, classicamente, uma seção de ficção. A cada semana, nossos leitores tem tido a oportunidade de ler sobre diversas criaturas mitológicas, e tentar entender como seria possível que tais criaturas existam. Hoje, no entanto, decidimos recolher algumas verdades. Vamos começar pelo celacanto, um peixe pré-histórico dado como extinto até a sua redescoberta. O celacanto foi tido, por muito tempo, como o peixe que saiu da água, dando origem aos animais terrestres, milhões de anos atrás.
Como explicar, então, que o bichinho vive até hoje? Quando foi descoberto, todas as teorias evolucionistas criadas acerca dele caíram por terra, dizendo que ele possuía pulmões primitivos que o levaram a procurar o ar da superfície, e fazendo que ele evoluísse e ganhasse pernas. Na verdade, ele continua na água até os dias de hoje, provavelmente diferente do que era no início, mas ainda vivo. Talvez não tão importante quanto o celacanto, temos o tubarão cobra, outro animal tido como pré-histórico até que foi redescoberto nadando tranquilamente nas águas do Japão.
Além destes dois espécimes, é possível encontrar supostos animais pré-históricos vivos até hoje. O que dizer, por exemplo, da mítica tartaruga gigante, encontrada viva até hoje em diversos lugares, sendo as mais conhecidas nas ilhas de Galápagos? Seriam espécies ainda vivas de arquelônios, as lendárias tartarugas pré-históricas que, supostamente, viveram do período triássico até o período cretáceo? Obviamente as espécies atuais apresentam diferenças em relação ao arquelônio, mas seria possível que estas tartarugas enormes tivessem sobrevivido?
No entanto, nenhum animal vivo hoje remete tanto ao tempo dos dinossauros quanto o detentor da mordida mais infecciosa do mundo, o animal que recebeu, não por acaso, o nome de dragão, o dragão de komodo. Como explicar que este lagarto gigante exista nos dias de hoje? Maior que um crocodilo, o animal é, com certeza, uma lembrança dos tempos perdidos. Sendo assim, não seria possível que outras espécies de dinossauros tivessem sobrevivido até os dias de hoje? Esta é uma coisa que muitos tentam provar, mas poucos, um dia, conseguirão. Por enquanto, é esperar para ver.


14 comentários:

  1. No caso do peixinho la pode ter acontecido uma variação genética ai alguns criaram o tal pulmão e outros não...
    E existem exemplos de dinossauros vivo até hoje as aves por exemplo descendentes diretos deles.

    ResponderExcluir
  2. Os dinossauros realmente existem nos tempos modernos. Só que são os pássaros. Sim, filogeneticamente pode-se concluir que as aves nada mais sao que repteis e dinossauros. Isso ajuda com mais evidencias que os dinossauros eram de sangue quente.

    ResponderExcluir
  3. Não lembro onde eu li que nós somos uma evolução ocasionada por erro genético e que por algumas modificações em nosso cérebro conseguimos evoluir, parece bizarro mas lembro que a reportagem tinha embasamento científico. Tvz essas especies tabem tenham tido algum problema genético e tiveram que buscar oxigenio fora da agua, dando inicio a evolução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A barata, foi uma espécie que sobreviveu, a extinção dos dinossauros, mais sei lá essas criaturas influência, muito, mitos.

      Excluir
    2. A barata, foi uma espécie que sobreviveu, a extinção dos dinossauros, mais sei lá essas criaturas influência, muito, mitos.

      Excluir
  4. Só uma atualização, foi descoberto que o fator que pode matar um animal não são as bactérias presentes na saliva do Dragão de Komodo, mas o efeito da peçonha que ele produz pode ser potencializada por elas (:

    ResponderExcluir
  5. muitos dinossauros podem ter se adaptado a viver no fundo do mar onde nós não temos tecnologia para ve-los

    bom post

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem. Está de parabéns, foi muito objetiva apesar de não poder ser usada como científica é muito didática.

    Continue assim!

    ResponderExcluir
  7. São comentários assim que um blogueiro gosta de ver: comentários que complementam o post. Muito obrigado a todos vocês pelos comentários. ^^

    ResponderExcluir
  8. É claro que dinossauros ainda existem, a Hebe tá ai firme e forte

    ResponderExcluir
  9. Espero que "dinossauros vivos" tenha sido em referência a animais pré-históricos, porque nenhum dinossauro foi sequer citado no texto acima.
    Fora isso, o texto tá legal,
    parabéns.

    ResponderExcluir
  10. um dos últimos "especimes" que restavam da era cretacea morreu a pouco tempo
    SAUDADES DERCY

    ResponderExcluir
  11. So como carater informativo a taxonomia filogenética das aves e essa (em ordem decrescente)

    Superordem: Dinosauria
    Ordem: Saurischia
    Subordem: Theropoda
    Infraordem: Tetanurae
    Clado Coelurosauria
    Clado Tyrannoraptora
    Clado Maniraptoriformes
    Clado Maniraptora
    clado Aviremigia
    Clado Paraves
    clado Avialae
    classe aves

    ResponderExcluir
  12. tem sim dinossauro no mundo ainda, ver o tanto de mulher feia ai espalhada no mundo rpz

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.