quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mitos Reais #12: Mapinguari




 Quarta-feira é dia de Mitos Reais. Hoje, vamos falar um pouco sobre uma criatura tipicamente brasileira, que ronda pelas florestas amedrontando quem passar por lá: o Mapinguari.


O mito


 Tipicamente brasileiro, mais precisamente da região do Amazonas, o Mapinguari é descrito como uma criatura terrível, semelhante a um grande macaco, tamanduá ou preguiça, sendo por vezes descrito como um homem alto e muito peludo. Conta-se que possui um apetite insaciável, e que devora qualquer animal que se coloque em seu caminho, chegando a jantar um povoado ou uma tribo inteira. Algumas lendas, no entanto, relatam que ele prefere comer uma presa de cada vez, a qual ele carrega pela floresta debaixo de seu enorme braço e vai mascando aos poucos. Ao contrário do que é de se supor, o mapinguari não se aproxima cautelosamente de suas presas, mas urra quase o tempo todo em que estiver acordado, como que desafiando suas vítimas a um encontro face a face. Seus grossos pelos o tornam invulnerável, mas conta-se que ele tem um ponto fraco no umbigo.

A realidade

 O mapinguari da vida real assemelha-se muito a um bicho-preguiça, com exceção pelo tamanho, que é exageradamente grande. O mapinguari é um animal diurno e onívoro, podendo se alimentar de plantas, que são fáceis de alcançar com seu tamanho, e de outros animais, inclusive seres humanos, com facilidade, devido, também, a seu tamanho. Extremamente feroz se atacado, o mapinguari possui uma certa resistência, fazendo com que os tiros dos caçadores apenas sirvam para denunciar suas próprias posições, tornando-os alvos fáceis da terrível criatura.

A ciência

 Paleontólogos do mundo inteiro já estão acostumados com o mapinguari, embora lhe tenham dado um nome diferente em seus estudos. Trata-se de uma raça de Megatheriums, também conhecidos como Preguiças Gigantes, que, de algum modo, sobreviveu à extinção, tendo se instalado nas grandes florestas da América do Sul, especialmente na região amazônica.

O esconderijo

 Embora diversos estudos já tenham sido feitos em torno do mapinguari, os cientistas de hoje ainda relutam em admitir sua existência, devido à falta de provas. Tudo o que foi encontrado até agora nas florestas foram ossadas. De megatherium. E de cientistas. E assim a vida segue.

_______________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

9 comentários:

  1. A memória social de alguns grupos indígenas pode ser um dos fatores tenha feito perdurar a lenda por tanto tempo. Lembrando que, segundo a teoria a respeito da entrada de grupos humanos pelo estreito de Bering, existem povos ameríndios há milhares de anos, portanto, é bem provável que exista uma relação da memória social de povos que estiveram em contato com a preguiça-gigante e de povos posteriores. Se não fosse isso, seria indecifrável tal lenda.

    ResponderExcluir
  2. É, O grande Problema é que o mapinguari é CARNÏVORO. E nunca foi encontrada qualquer evidencia de uma preguiça com tal dentição. PReguiças são herbívoras. Toda e qualquer evidencia(tal qual a sugerida pelo history channel) de que eram onívoras ou carniceiras, não apresenta nenhuma validade academica.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, eu lembro de um episódio do Catalendas na Cultura que fala do Mapinguari, que era bem, diferente desse.

    ResponderExcluir
  4. Região Amazonica?...Aqui na minha cidade Lagoa Santa-MG é o berço da paleontologia e arqueologia do Brasil, aqui foi encontrado uma ossada desse bicho por Peter Lund no seculo 19, na rodiviaria aqui da minha cidade tem uma réplica da preguiça gigante mto bacana, pra quem se interessar entre no site www.lagoasanta.com.br e vejam..

    ResponderExcluir
  5. sim, na verdade algumas pessoas que conheci na zona rural de santarem relatavam que há uns dez anos atrás apareciam em seus quintais pegades de bichos imensos que durante a noite urravam violentamente, mas ninguem tinha coragem de ir lá olhar afinal era bastante escuro e o medo dos sons que o bicho fazia os paralizava, parce tambem que o andar do bicho era sentido como um grande tremor no solo. É bem interessante se voce tambem pudesse pesquisar isso a fundo, principalmente pautando-se nos relatos dos populares.Eu não descartaria, afinal as pessoas falam com bastante sinceridade.
    parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Acho que um fato não lembrado pelo Nícollo é que se trata de relatos transmitidos ao longo de várias gerações e portanto muito pode ser distorcido com o passar do tempo. Assim um animal que, por ter uma aparência que inspirou terror nesses povos indigenas pode ter recebido algumas "licenças poéticas" quanto a seu comportamento ao longo de séculos de tradição oral. Além do que mais nada impede que apesar ser herbívoro o Megatherium não fosse extremamente territorial e portanto tenha causado mortes na defesa de seu território ou em defesa contra uma predação humana, assim como outros herbívoros de grande porte que existem atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Tenho apenas uma pergunta sobre o mapinguari ser carnívoro: Qual a validade acadêmica apresentada para que se afirme que eles eram carnívoros?
    Pode ser que exista tal validade, mas esta não foi apresentada.

    ResponderExcluir
  8. lamento ele esta extinto

    ResponderExcluir
  9. @Raphael Lellis
    Olha, o mapinguari, com esse nome e tudo, é uma lenda brasileira. Conta-se que ele é carnívoro e tudo o mais. Já o megatherium, de acordo com o paleontologia, era um animal herbívoro. Juntando a lenda e a hipótese paleontológica e pensando no fato de que o megatherium poderia se defender muito bem, se assim quisesse, pode-se considerar que o mapinguari apresentado neste post (que é de uma seção de ficção) é onívoro, mas a ciência acadêmica não aceitaria isso.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.