quinta-feira, 26 de maio de 2011

Música Nerd #36: Manuel Machado


 Estamos de volta com mais uma edição da seção Música Nerd. Hoje, falaremos um pouco sobre um importante, ainda que pouco conhecido, compositor: Manuel Machado.

Um pouco de história

 Nascido no ano de 1590, em Lisboa, vindo a falecer em 1646, em Madrid, filho do harpista real Lope Machado, Manuel estudou na Academia de Lisboa até os 20 anos, onde aprendeu música com o compositor Duarte Lobo. Mudou-se para a Espanha em 1610, onde tornou-se músico da Capela Real, em Madrid, junto com seu pai, vindo a se tornar músico do palácio de Filipe IV em 1639. Compôs, durante sua vida, principalmente cantigas e romances polifônicos.

Um pouco de música

 Infelizmente, grande parte da obra de Manuel Machado foi destruída por um terremoto, em 1755. Uma de suas canções mais populares nos dias de hoje é a intitulada "Dos estrellas le siguen".


 Uma belíssima canção, também composta pelo mestre, vem a ser esta, intitulada "Paso a paso, empeños mios".


 Uma outra canção, não tão conhecida como as outras, mas igualmente bela, chama-se "¡Afuera, afuera que sale!".



Algumas curiosidades

  • Embora a maioria dos compositores antigos tenham se firmado na composição com a ajuda de seus instrumentos de teclado, como cravo e piano, Manuel Machado não tocava nenhum destes instrumentos: na hora de compor, ele contava com o auxílio de sua harpa, assim como seu pai, para lhe dar a base harmônica.
  • Em 1642, Manuel Machado recebeu uma recompensa do rei da Espanha, por seus longos anos de trabalho.
  • Embora tenha nascido em Portugal, todas as canções compostas por Manuel Machado estão no idioma espanhol. Isso se deve aos fatos de que, no período de sua vida, Portugal estava sob domínio da Espanha e que, por isso, acabou compondo mais para a Espanha do que para seu país natal.
  • Manuel Machado viveu logo no início do período barroco. Este fato, somado à utilização da harpa como instrumento harmônico, ajuda a explicar suas composições tipicamente modais e polifônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.