quinta-feira, 2 de junho de 2011

Música Nerd #37: Gustav Mähler


 Quinta-feira é dia de Música Nerd. Hoje, vamos conhecer um pouco sobre o grande mestre da regência, ninguém menos que: Gustav Mähler.

Um pouco de história


 Nascido em 7 de julho de 1860, na extinta Boêmia, foi um grande regente e compositor austríaco, conhecido, hoje por fazer a conexão entre a música do século XIX com a música moderna. Aos seis anos de idade, começou a ter aulas de piano e, aos nove, já dava aulas para um garoto mais novo, vindo a ter seu primeiro recital em público aos dez anos. Aos quinze anos, passou por uma audição para o Conservatório de Viena, durante a qual o próprio professor de piano do Conservatório teria se surpreendido com a habilidade de Mähler. Nesta mesma época, o jovem Gustav começou a escrever sua primeira ópera. Foi no Conservatório que Mähler começou a ter aulas de composição e harmonia, além das aulas de piano.


Um pouco de música

 Durante sua vida, Mähler foi muito pouco reconhecido como compositor, apesar de ser considerado um grande gênio da regência. Uma de suas obras mais conhecidas acabou sendo "Das lied von der Erde", a "Canção para a Terra", da qual você confere o primeiro movimento logo abaixo.


 Mähler também compôs diversos quartetos, para piano, violino, viola e violoncelo. Um dos mais bonitos é este que você pode assistir logo abaixo.


 Para os entusiastas, há uma versão completa da segunda sinfonia de Mähler hospedada no Youtube. Para quem quiser assistir, é só clicar no botão de reprodução do vídeo abaixo.


Algumas curiosidades

  • Gustav Mähler era judeu e morava numa área tomada pela guerra, além de ter nascido na região da Boêmia. Tudo isso fazia com que ele se sentisse muito deslocado, tornando célebre sua seguinte frase: "Sou três vezes apátrida: como nativo da Boêmia na Áustria, como austríaco entre os alemães, e como judeu perante o mundo. Sou um intruso em todos os lugares, nunca bem recebido".
  • As sinfonias de Mahler são bastante complexas, tanto nas técnicas composicionais empregadas quanto na execução, tanto para os regentes quanto para os ouvintes. Além disso, elas são muito longas: poucas de suas obras cabem integralmente dentro de um único CD.
  • Sua busca pela genialidade e pelo perfeccionismo afetaram seriamente seu casamento. O famoso psiquiatra Sigmund Freud, contemporâneo do músico, fez um tratamento com o casal, mas nunca resolveu o problema. Segundo o médico, o grande culpado pelo relacionamento estar tumultuado era o próprio Mahler, que havia se tornado um maníaco compulsivo por perfeição.
  • Pouco conhecido como compositor em vida, fez fama e fortuna regendo de forma brilhante grandes obras escritas por seus antecessores. Sua busca pela perfeição na regência era tanta que, muitas vezes, causava mal estar entre os músicos que o acompanhavam. Seus ensaios exaustivos lhe renderam a fama de excêntrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.