segunda-feira, 25 de julho de 2011

27: O Ano da Morte

 Já não é mais novidade para ninguém: Amy Winehouse morreu no último sábado, com apenas 27 anos. 27 anos, a mesma idade com que morreram uma série de outros artistas. Sinistro? Sim. Sobrenatural? Talvez. Conheça, agora, um pouco sobre cada uma destas pessoas que entraram para o Ano da Morte.

Robert Johnson




Data de nascimento: 8 de maio de 1911
Data de falecimento: 16 de agosto de 1938


 Robert Johnson foi, por muito tempo, um dos guitarristas ais influentes do mundo do blues. Ainda hoje, ele é conhecido como referência no Mississipi Delta Blues, tendo consagrado o padrão de doze compassos do estilo musical. A causa da morte é desconhecida, embora existam diversos mitos. Um deles relata que Johnson teria bebido um whisky envenenado, enquanto tocava no bar "Tree Forks", já que ele teria flertado com a esposa do dono do bar. Uma outra versão diz que ele teria pego pneumonia ou sífilis. Ainda uma outra versão diz que ele teria morrido com um tiro de arma de fogo. Um outro mito, bastante conhecido dos fãs da série Supernatural, conta que ele teria sido devorado por cães infernais, depois de ter assinado um pacto com o demônio, que lhe garantiria algum tempo de fama e sucesso antes de sua morte iminente. Este último mito é ainda reforçado por algumas de suas canções mais populares, como "Crossroad Blues", "Me and the Devil Blues" e "Hellhound on my Trail".

Brian Jones


Data de nascimento: 28 de fevereiro de 1942
Data de falecimento: 3 de julho de 1969

 Brian Jones dispensa apresentações para os fãs do rock antigo. Membro-fundador da banda Rolling Stones, tocava uma série de instrumentos, embora tenha se destacado como guitarrista. Uma curiosidade é que, por algum tempo, Brian foi o único membro dos Rolling Stones capaz de ler e escrever partituras, já que foi o único a ter formação erudita, tendo sido ensinado por sua mãe, que dava aulas de piano em uma igreja. Apesar da fama e do sucesso, acabou cedendo ao mundo das drogas, o que levou à sua separação do grupo menos de um mês antes de sua morte. Foi encontrado morto em sua casa, a antiga casa do criador do ursinho Pooh, que Brian adorava, boiando em sua piscina. Acredita-se que tenha sofrido uma overdose seguida de afogamento.

Jimi Hendrix


Data de nascimento: 27 de novembro de 1942
Data de falecimento: 18 de setembro de 1970

 Jimi Hendrix, considerado por muitos como um dos reis do jazz e do blues, ao lado de B.B. King, e como o maior guitarrista da história do rock, foi um dos, senão o responsável pela popularização do pedal de wah-wah no rock popular e pela incursão do efeito microfonia, que era, até então, um mal indesejado e que deveria ser evitado de todas as formas. Conquistou diversos prêmios concedidos apenas aos maiores músicos do rock, inclusive como homenagens póstumas. Após ir a uma festa com sua namorada, Monika Dannemann, Jimi teria sido levado por ela até um hotel, onde passou a noite. Foi encontrado horas depois afogado em seu próprio vômito, composto principalmente por vinho tinto.

Janis Joplin


Data de nascimento: 19 de janeiro de 1943
Data de falecimento: 4 de outubro de 1970

 Menos de um mês separam as mortes de Jimi Hendrix e Janis Joplin, considerada por muitos como a rainha do rock 'n roll, a maior cantora de rock dos anos 60, e a maior cantora de blues e soul da sua geração. Janis, cuja voz marcante encantava a todos por onde passava, teve sua carreira de sucesso encurtada abruptamente quando morreu por uma overdose de heroína.

Jim Morrison


Data de nascimento: 8 de dezembro de 1943
Data de falecimento: 3 de julho de 1971

 Jim Morrison, também conhecido como o vocalista da banda The Doors, era filho de pais rigorosamente conservadores. No entanto, acabou tomando suas próprias decisões, e viveu do jeito que bem lhe entendia, o que, possivelmente, acabou custando sua vida. Foi encontrado morto em sua banheira, embora não se saiba se morreu de overdose, de ataque cardíaco, ou de qualquer outra causa.

Kurt Cobain


Data de nascimento: 20 de fevereiro de 1967
Data de falecimento: 5 de abril de 1994

 Famoso por ter sido vocalista e guitarrista da banda Nirvana, Kurt Cobain foi um dos responsáveis pela popularização do rock alternativo e do grunge. A banda Nirvana foi vista como o carro-chefe da chamada "Geração X", e Kurt, mesmo contra sua vontade, foi tido como seu porta-voz. Isto acabou gerando uma atenção indesejada para cima do músico, que passou a concentrar todos os seus esforços na música da banda, acreditando que a mensagem e a visão da banda tinham sido mal-interpretados pelo público. Some-se a isso o vício em heroína, uma série de doenças, inclusive a depressão, e uma lista de outras pressões em sua vida pessoal, bem como na de sua esposa, Courtney Love, e sobram motivos para acreditar que o tiro de espingarda que o matou foi, de fato, desferido por ele mesmo.

Amy Winehouse


Data de nascimento: 14 de setembro de 1983
Data de falecimento: 23 de julho de 2011

 A sétima e última de nossa lista é, também, aquela que levantou novamente o assunto do Ano da Morte. Amy Winehouse, famosa por sua música, mas também pelos escândalos envolvendo, principalmente, o uso desregrado de drogas, era também viciada em álcool. Nem mesmo suas seis indicações ao Grammy, das quais ganhou cinco, conseguiram impedir que, no último sábado, ela tivesse sido encontrada morta em sua casa. Acredita-se que tenha morrido de overdose, mas a causa oficial ainda não foi estabelecida.


 Com estes sete, fechamos oficialmente nosso artigo. Ficam aqui as perguntas referentes ao por que de tantos, ou ainda, de exatamente sete músicos famosos terem morrido aos 27 anos, bem como as misteriosas mortes de muitos deles. Quem será o próximo? Haverá um próximo? Quem viver verá!

Um comentário:

  1. Rapaz, não lembrava que o Robert Johnson tbm tinha morrido com 27 anos...

    O Bizarro, é que essa história de pacto com o Diabo pra se dar bem na música se tornou conhecida com ele, e rola umas conversas de que todos esses músicos famosos que morreram com 27 fizeram o tal pacto TENSO, assistam o filme Crossroads que conta um pouco da história de Robert Johnson, com Ralph Macchio (Karatê Kid), Joe Seneca e com participação especial do Steve Vai.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.