quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Música Nerd #50: Lionel Ritchie


Boa noite leitores! Nova música para a aula: "Say You, Say Me", logo podem compreender porque este cantor.
Um dos maiores compositores para mim. Artista da semana : Lionel Ritchie.






História:

Lionel Brockman Richie Jr. nascido em Tuskegee, Alabama em 20 de junho de 1949 , onde cresceu no campus do Instituto Tuskegee na casa de seu avô. Anos mais tarde sua familía se mudou para Illinois, onde se formou na "Joilet Township High School", mais tarde Richie voltou ao Instituto Tuskegee onde se graduou em economia. Depois de receber seu diploma freqüentou brevemente a escola de pós-graduação na Universidade de Auburn. Lá, Lionel se tornou membro da fraternidade Alpha Phi Alpha.

Como um estudante em Tuskegee, ele formou uma sucessão de grupos de R&B em meados da década de 1960. Em 1968 ele se tornou saxofonistta dos The Commodores. Eles assinaram um contrato de gravação com a Atlantic Records em 1968 e, um ano mais tarde assinaram com a Motown Records, sendo colocados como um ato de apoio aos Jackson 5. Os The Commodores se estabeleceram como um grupo de soul popular.

Ele lançou seu 1º álbum solo em 1982, que continha três singles. O álbum atingiu o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Em 1983 o álbum Can't Slow Down, vendeu duas vezes mais que o álbum anterior e gerou o hit " All Night Long ", que foi promovido por um vídeo bastante colorido que exaltou a dança do caribe. O vídeo foi promovido pelo ex- Monkee,Michael Nesmith. Lionel ainda seguiu dominando o Top 10 das paradas até atingir seu "ponto alto", a canção "Hello" de 1984, uma canção de amor sentimental, que mostrou o quão longe Richie mudou no seu estilo musical.

Em 1985, Richie compôs e executou uma canção de tema devidamente calmante "Say You, Say Me", para o filme Noites Brancas, o que lhe rendeu um Óscar por seus trabalhos, bem como atingindo o Top #1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção #1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart.

Seus álbuns na década de 1990 como Louder Than Words e Time não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior. Alguns de seus trabalhos recentes, como o álbum Renaissance voltaram ao seu velho estilo, alcançando sucesso na Europa, mas ainda modestos nos Estados Unidos. Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido.







Curiosidades:
  • Em 1985 também colaborou com Michael Jackson na composição do single de caridade We Are the World do USA for Africa. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World.
  • Richie ajudou a arrecadar mais de 3,1 milhões de dólares para a The Breast Cancer Research Foundation. Foi o artista convidado em Soirée da Fundação Bouquet, a festa de gala anual da Primavera. Richie disse à multidão que sua avó foi diagnosticada com câncer de mama em seu 80 anos, mas sobreviveu e viveu até 104 anos. Ele afirmou que ela era o símbolo duradouro da esperança e da sua razão para se tornar um ativista na luta contra o câncer da mama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.